CONGRESSO ESTADUAL DE CIÊNCIAS DO ESTADO

Nos dias 23, 24 e 25 de abril do ano de 2019, o CACE junto à Comissão Organizadora do I Congresso Estadual de Ciências do Estado, composta por estudantes, membros da Diretoria Executiva e pelos professores da Coordenação do Curso daquele ano, promoveram um grande evento interdisciplinar e que marcou a história de Ciências do Estado.
O evento contou com 5 painéis interdisciplinares com 17 palestrantes, 9 grupos de trabalhos com 48 apresentações de trabalhos e 3 workshops:
Painel I: Sociedade Civil, Participação Política e Cidadania
Painel II: Estudos Estratégicos, Inteligência Governamental e Geopolítica
Painel III: Tendências contemporâneas da administração pública
Painel IV: Políticas públicas, gestão de recursos e participação social
Painel V: Filosofia do Estado hoje
Workshop: Legística
Workshop: Relações entre o Setor Público e o Setor Privado: Formas de Contratação
Workshop: Ciclo de Políticas Públicas: da Elaboração à Análise
Além disso, ao todo foram submetidos 51 resumos expandidos com conteúdo interdisciplinar, abrangendo diversas áreas do conhecimento, entre elas: administração pública, ciência política, estudos estratégicos, direito, relações internacionais, políticas sociais. Esses resumos foram submetidos por 69 autoras e autores, de graduandos à pós-graduandos, espalhados em dez instituições de ensino superior, divididos em dez cidades diferentes de cinco estados do Brasil. No ano seguinte foram publicados os anais deste evento, 366 páginas que representam a qualidade do que foi o primeiro congresso protagonizado por discentes de Ciências do Estado.
No último dia do congresso foi realizada a Sessão Solene dos 10 anos do curso de Ciências do Estado, na qual se homenageou o idealizador do curso Prof. Dr. Joaquim Carlos Salgado, todos os ex-coordenadores de graduação de Ciências do Estado, e todos os ex-presidentes e ex-coordenadores do CACE, como forma de saudar a construção de sucesso da graduação em seus primeiros dez anos de existência e caminhar na UFMG e no mundo!
Anais do 1º Congresso Estadual de Ciências do Estado: